Ciência de dados: o que é, para que serve e como funciona

Por exemplo, identificar um grande volume de acesso em um conteúdo específico do seu site pode indicar que ele está performando bem, o que pode ser uma oportunidade de explorar mais assuntos similares a ele. Porém, é importante ressaltar que não é preciso conhecer todas as ferramentas e linguagens. A linguagem R e Hadoop, por exemplo, possibilita a análise o que é ciencia de dados de dados em grandes volumes. Com as inovações de machine learning e a inteligência artificial tornando o processamento de dados cada vez mais rápido e eficiente, o setor começou a crescer muito. Nuggets são pequenos pedaços de informações que compõem um acervo mais amplo de conhecimento e, por isso, podem fornecer respostas para várias questões.

Sistemas online e portais de pagamento capturam mais dados nas áreas de comércio eletrônico, medicina, finanças e todos os outros aspectos da vida humana. Temos dados de texto, áudio, vídeo e imagem disponíveis em grandes quantidades. Tem como principais objetivos otimizar processos, gerar produtos inovadores e resolver problemas de negócios, utilizando diversas disciplinas, como estatística, matemática, computação e, principalmente, conhecimento de negócio. Isso é, a inteligência artificial, as técnicas de machine learning e a ciência de dados são complementares e todas elas devem ser utilizadas para implementação de novos projetos para diversos setores industriais. O curso de Ciência de Dados oferece uma formação diferente de outros cursos da área da ciência da computação.

Ciências de Dados

Essa área faz a análise inteligente do grande volume de dados gerado pelas empresas. Seu principal objetivo é encontrar correlações significativas entre os dados, ou seja, ter insights e transformá-los em algo que possa ser facilmente visualizado e utilizado no dia a dia dos negócios. Então, continue lendo para entender o que são ciência de dados e análise de dados e quais são suas principais diferenças.

o que é ciencia de dados

Principalmente impulsionada pelo Big Data, que acaba registrando muito do que fazemos e do que não fazemos (quantas compras online você deixa de realizar após algumas pesquisas?). Este texto fornece uma visão geral https://tripleten.com.br/ da ciência de dados, mas há muito mais para explorar e aprender neste campo dinâmico e em rápida expansão. Para começar, o profissional precisa entender de programação, principalmente R, Python, Julia, Scala e Java.

Quais são as ferramentas utilizadas em ciência de dados?

A estatística é uma área de base matemática que busca coletar e interpretar dados quantitativos. Em contrapartida, a ciência de dados é um âmbito multidisciplinar que usa métodos, processos e sistemas científicos para extrair conhecimento de dados de várias formas. Os cientistas de dados usam métodos de muitas disciplinas, incluindo estatísticas. No entanto, os âmbitos diferem em seus processos e nos problemas que estudam. Machine learning é a ciência de treinar máquinas para analisar e aprender com os dados da mesma forma que os seres humanos fazem.

Essa jornada ainda é longa e complexa e, por isso, exige muito dos profissionais responsáveis pela ciência de dados. É necessário que eles estejam focados na otimização de todas os estágios para que seja possível atingir resultados cada vez mais precisos. A ciência de dados implica em melhores e mais ágeis decisões, aumento da produtividade, redução de gastos, desperdícios e maior engajamento e atração dos clientes. Isso tudo, consequentemente, contribui para que o desempenho financeiro aumente. Quando uma empresa tem uma maior capacidade analítica, é possível otimizar seus resultados financeiros e tomar melhores decisões como um todo para os negócios. Assim, a empresa consegue identificar falhas em suas atividades e pontos que estão atrasando a sua equipe.

Qual a jornada de dados em uma empresa?

Por ser uma linguagem de programação opensource, a Python também tem repositórios digitais com diferentes recursos que o programador pode utilizar para criar as aplicações que deseja. Nesse sentido, a inteligência artificial pode ser automatizada para tornar as ações em diferentes indústrias mais efetivas. Entre as capacidades da tecnologia estão verificação de sistemas recorrentes, chatbots, algoritmos de classificação e categorização de dados. Os principais mecanismos de pesquisa na internet fazem o uso da ciência de dados em conjunto com o aprendizado de máquina para encontrar o resultado mais refinado em frações de segundos.

  • Isso porque os dados isolados ou desorganizados e sem uma análise são apenas informações pontuais.
  • Os algoritmos baseados em dados também são usados ​​pela Netflix para criar recomendações personalizadas a partir do histórico de exibição dos usuários.
  • O profissional de dados será responsável por atestar as fontes das informações, verificando se são confiáveis.
  • Além disso, é importante alinhar documentos, manter os sistemas seguros, priorizar armazenamento em nuvem, elaborar relatórios e facilitar a comunicação entre os setores da empresa.
  • Tem como principais objetivos otimizar processos, gerar produtos inovadores e resolver problemas de negócios, utilizando diversas disciplinas, como estatística, matemática, computação e, principalmente, conhecimento de negócio.

Seja você membro da gestão ou da operação, sua capacidade de tomar qualquer decisão será muito mais assertiva se você tiver dados sobre o assunto e puder analisá-los. Também é possível atuar em setores bancários, de cibersegurança, marketing, investimentos e seguros. Como é um profissional de perfil analítico e com habilidades de lógica e agilidade, existe uma demanda em alta no setor. Para quem é fluente em inglês, existe também a possibilidade de estudar pelo Coursera ou a Udemy, onde instituições de ensino renomadas mundialmente oferecem cursos abertos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *