Análise de dados: o que é, como fazer e dicas básicas

Na prática, podemos utilizar essa ferramenta para questionar padrões e tendências entre conjuntos de dados. Primeiramente, inicie com a coleta de dados e a organização desses em uma base de dados padronizada, ou seja, todas as linhas precisam ter as mesmas colunas. Um bom planejamento é chave para qualquer estratégia empresarial e para o processo de análise de dados não seria diferente. A seguir, desenvolvemos um passo a passo de 4 etapas para desenvolver uma análise de dados assertiva para o seu negócio. Um processo bem estruturado vai impedir que a análise de dados se torne uma atividade pontual, mas algo recorrente e estratégico. Portanto, exige mais esforços para aprofundamento dos dados para gerar as correlações de causa e efeito.

  • É fundamental ter uma plataforma de business intelligence que automatize a captação dos dados e, por meio da inteligência artificial, ajude a perceber padrões no que for coletado.
  • Por exemplo, será que o NPS médio de funcionários seniores é maior que o de funcionários juniores?
  • É por meio dessa análise que é possível transformar dados brutos em conhecimento útil, proporcionando uma base sólida para a tomada de decisões e a produção de resultados significativos.
  • Por exemplo, você pode criar um modelo para prever quais clientes têm maior probabilidade de fazer uma compra com base no histórico de navegação e nas informações demográficas.
  • Os analistas de dados são contadores de histórias, o que significa que é importante ter fortes habilidades de comunicação.

A limpeza de dados é a parte mais importante do processo de análise de dados, aquela em que os analistas de dados passam a maior parte do tempo. Antes de começar a coletar uma grande quantidade de dados, é importante pensar por que você está realmente realizando a análise de dados. Os insights descobertos podem ajudar no crescimento da empresa ou organização. Os tomadores de decisão serão capazes de chegar a uma conclusão acionável e tomar as decisões de negócios corretas. A análise de dados é o ato de transformar dados brutos e confusos em insights úteis, limpando os dados, transformando-os, manipulando-os e inspecionando-os. A análise descritiva é um dos tipos de análise de dados com base em fatos que já aconteceram.

Automação e autonomia são muito bem-vindas na análise de dados

Afinal, essa prática é a responsável pelo aproveitamento de todo o potencial das informações que uma companhia tem, transformando-as em chances reais de crescimento. Perceba que o estudo é feito para embasar decisões no presente, e não no futuro. Além disso, assim você inclui sua saúde como prioridade sem incluir pontos desnecessários no percurso. https://tripleten.com.br/ Levantadas essas informações, você pode traçar metas e organizar seu calendário anual para conquistar cada objetivo de forma gradual, sem ficar sem saber qual especialista consultar. Nós queremos construir uma comunidade onde membros tenham objetivos compartilhados, e levamos essas respostas em consideração na hora de avaliar sua candidatura.

Por exemplo, pode ser utilizada para identificar quais foram os principais canais de venda responsáveis pelo faturamento de determinado mês da empresa. Requer conhecimento em teorias de análise, como regressão estatística, teorias da probabilidade, para fazer o desdobramento dos caminhos que geraram o efeito analisado. Para isso, utiliza-se da probabilidade para analisar O que é Análise de Dados determinada consequência e identificar as causas que levaram ao resultado atingido. E da perda dos clientes é resultado de uma equipe de garçons novos e inexperientes. O faturamento está caindo já faz 3 meses e os donos do negócio sentem que o movimento anda meio fraco. Além disso, boa parte dos clientes reclamam que o serviço “não está bom” e não voltam mais.

Tipos de Análise de Dados: quais são e como funcionam

Ela inclui uma variedade de ferramentas, tecnologias e processos utilizados para encontrar tendências e resolver problemas com o uso de dados. A análise de dados pode moldar os processos de negócios, melhorar a tomada de decisões e promover o crescimento dos negócios. A análise de dados pode ajudar a identificar tendências importantes que podem afetar a organização no futuro. Isso inclui tendências de mercado, mudanças nos interesses dos clientes e mudanças na legislação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *